terça-feira, dezembro 11, 2007

Diz que é uma espécie de reveillon

A RTP garantiu o Pavilhão Atlântico, em Lisboa, para acolher o último programa dos Gato Fedorento antes do período sabático que iniciarão em 2008. O primeiro canal da televisão pública assinalará a passagem de ano com um espectáculo que se designará ‘Diz Que É Uma Espécie de Réveillon’, apurou o CM.

O quarteto de humoristas, que vai fazer uma pausa de meses no pequeno ecrã, despede-se dos telespectadores com um programa que rondará as duas horas de emissão e que incluiu alguns momentos gravados. No espectáculo ao vivo, Ricardo Araújo Pereira, Zé Diogo Quintela, Miguel Góis e Tiago Dores, contarão com a colaboração de algumas bandas.

A grande operação que a RTP 1 está a preparar há algum tempo, em conjunto com as Produções Fictícias – responde pela parte criativa – , para a passagem de ano, deverá reunir no Pavilhão Atlântico cerca de nove mil espectadores, sendo parte deles convidados. A esmagadora maioria, contudo, terá de pagar bilhete, estimando-se que cada unidade custe dez euros. A receita apurada reverterá para o Instituto Português de Oncologia (área infantil).

Teotónio Bernardo assume a realização da emissão especial de ‘Diz Que É Uma Espécie de Réveillon’. Os meios técnicos disponibilizados são todos da televisão pública, que, nas últimas semanas, já fez várias visitas técnicas ao Pavilhão Atlântico para acertar pormenores de vária ordem, nomeadamente no plano da segurança.

A escolha dos Gato Fedorento e a opção pelo Pavilhão Atlântico para a realização do adeus a 2007 estão intimamente ligados ao factor audiências. A RTP 1 quis ser mais ousada, deixando ‘cair’ a ‘Operação Triunfo’. Em vez da gala deste programa – normalmente é exibido ao sábado – para combater directamente com o ‘Casamento de Sonho’, da TVI, e a ‘Família Superstar’, da SIC, que passam ao domingo à noite, a televisão pública acabou por apostar nos humoristas, que ganham, claramente, o confronto com as duas superproduções das estações privadas (ver infografia). E o objectivo do director de programas, Nuno Santos, não encerra dúvidas: ficar à frente do canal de Carnaxide no balanço das audiências de 2007.

TVI NO CAMPO PEQUENO E SIC EM PAÇO DE ARCOS

O réveillon da SIC incide em canções e surpresas, com a gala final da ‘Família Superstar’, apresentada por Bárbara Guimarães. A madrinha do formato, Maya, confirma ao CM que “a gala terá lugar, como as restantes, nos estúdios da Valentim de Carvalho, em Paço D’Arcos”. Poderá ainda haver festa no Palácio do Sobralinho (Vila Franca de Xira), onde residem os concorrentes juniores ou seniores. A TVI aposta, igualmente, na final de um concurso, o ‘Casamento de Sonho’, apresentado por Júlia Pinheiro. O programa será realizado a partir do Campo Pequeno, em Lisboa.

PORMENORES

DIFERENÇAS

‘Diz Que É Uma Espécie de Magazine’ (onze programas) bate por 366 300 telespectadores o ‘Casamento de Sonho’ (dez emissões) e por 371 400 a ‘Família Superstar’ (14 edições).

ACIMA DE UM MILHÃO

O programa da RTP 1 só não ultrapassou a barreira de um milhão de espectadores duas vezes. O da SIC superou esse marco em duas circunstâncias e o da TVI apenas numa ocasião.
Ricardo Tavares / F. G

In: http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=269057&idselect=92&idCanal=92&p=200

2 comentários:

Ah_e_tal!!! disse...

É off-topic, mas olha... paciencia. Bom Natal!

NunoSioux disse...

Que 2008 vos traga o dobro daquilo que desejas são os votos do:

alucinados4ever.blogspot.com

Abraço