segunda-feira, março 24, 2008

Gatos continuam a crescer na RTP

Enquanto gozam o merecido descanso, que antecede o regresso à SIC, estação em que o quarteto de humoristas nasceu para a televisão, os Gato Fedorento continuam a crescer no canal de serviço público. Semana após semana, desde o terceiro episódio, a repetição da série Lopes da Silva supera as audiências que havia conquistado na primeira vez que foi transmitida, em 2006. Hoje, vai para o ar o nono capítulo do programa, que no total tem 13 episódios.

Certo que a série não agarra ao televisor tantos espectadores como o formato Diz Que É Uma Espécie de Magazine, mas tendo em conta que é uma reposição... Ao oitavo episódio, a repetição da série Lopes da Silva tem uma audiência média de 10%, acima dos 8,8% registados na transmissão de estreia, que passou na RTP de Março a Junho de 2006. Relativamente à quota de audiência (share), a retransmissão também fica à frente: 24,5% para o combinado dos primeiro oito episódios já repetidos, contra 23,3% na média dos 13 episódios transmitidos em 2006.

Até agora, o episódio mais visto da série Lopes da Silva foi o primeiro, transmitido a 24 de Março de 2006. Depois da saída da SIC Radical, e da produção para o canal por cabo das séries Fonseca, Meireles e Barbosa, a estreia dos Gato Fedorento no canal de serviço público foi visto por cerca de 1,2 milhões de espectadores, traduzidos em 12,5% de audiência média e 32,1% de share.

Ainda assim, menos do que o programa mais visto de Diz Que É Uma Espécie de Magazine, que passou na RTP1 a 4 de Fevereiro de 2008, episódio que alcançou 16,3% de audiência média e 36,9% de share.

Em Setembro na SIC

A gozar a sua licença sabática, os humoristas portugueses vão regressar à SIC em Setembro, depois de terem assinado um contrato com a estação de Carnaxide no início deste ano. Segundo o Correio da Manhã, os Gato Fedorento vão receber 1,5 milhões de euros pela produção de duas séries, de 13 episódios cada. Feitas as contas, pode concluir-se que cada uma destas séries custará ao canal de Pinto Balsemão cerca de 750 mil euros, ou seja, o custo de cada programa rondará os 57 600 euros.

Estes valores são bastante diferentes daqueles que a estação pagou da última vez que contratou os humoristas: aquando da exibição das primeiras séries dos Gato Fedorento na SIC Radical, há cinco anos, o quarteto recebia 1 500 euros por cada episódio.

Resta agora esperar por Setembro para voltar a ver os humoristas no pequeno ecrã, desta vez na SIC generalista.

In: http://dn.sapo.pt/2008/03/23/media/gatos_continuam_a_crescer_rtp.html

1 comentário:

Anónimo disse...

o q será q vão anunciar os gatos?
www.comunicadogatos.com