sábado, janeiro 27, 2007

Algumas criticas :(

Estava eu a ver a RTP como sempre quando começa a dar o programa "A voz do cidadão" com o Paquete de Oliveira. Começaram por fazer a pergunta "Se a RTP devia ter mostrado as imagens do Saddam a ser enforcado??" por diversas razões: a sensibilidade das pessoas nomeadamente das crianças, etc. (eu, há que ser dito, aliás tenho que me considerar criança pois ainda só tenho 11 anos, mas se fosse por essa razão não tinha problema pois há coisas que me chocam bem mais... Às vezes chego é a ter pena dele). Estiveram a falar várias pessoas e depois apareceu o Ricardo que disse uma frase que eu achei estraordinária: "Aquelas imagens que nós vimos, são de facto o melhor documento contra a pena de morte" e também a seguir disse uma coisa que por acaso eu e o meu pai tínhamos estado hoje à tarde a "discutir" e que o meu pai disse também, basicamente a mesma coisa que ele: "Aquelas imagens são obviamente muito chocantes, aquele homem sabe que vai morrer dali a segundos" (...) "E de repente, temos a consciência de que estamos perante um ser humano" (...) "Aquele momento que antecede a morte quase nos faz simpatizar com ele, o que é uma coisa, quase absurda".
Depois é que vem o pior quando Paquete de Oliveira diz: "Muitos telespectadores ficaram chocados com a transmissão (um pequeno aparte meu: transmissão escreve-se com 2 "ss" ou com 1 "ç"??? esqueçam) das imagens que mostraram o acto preparatório do enforcamento de Saddam Hussein, para além de rejeitarem a pena de morte entendem que tais imagens não deveriam ser transmitidas pois ferem o direito à intimidade que mesmo um ditador tem." (...) e a seguir a estas palavras vêm várias pessoas criticar a RTP por terem passado as imagens do Saddam a ser enforcado. E depois... Paquete de Oliveira: "Outra questão. Será lícito, embora sobre o registo de um programa de humor, satirizar a situação de enforcamento de Saddam??" de seguida mostram algumas partes desse sketch deles... E depois sim, as críticas de várias pessoas e entre algumas destacam-se "Tudo aquilo me parece errado, terem explorado o último momento da vida de alguém", "Não teve graça absolutamente nenhuma", "Terem dito palavras como maricas, pontapé no rabo, calduço, depois fazerem danças e cantigas de Carnaval..." E passado mais algumas críticas diz o Ricardo "Quero dizer em 1º lugar que sou sensivel a essas críticas porque nós próprios temos mais dúvidas do que certezes em relação ao sketch" e também disse após + outras críticas: "O sketch é chocante porque, parece-me evidente numa 1ª instância, porque o sketch retrata uma realidade ela própria chocante" (...) "Agora o nosso objectivo principal não é chocar... nem principal nem nenhum, se chocamos as pessoas, isso é sempre, para nós é sempre, até certo ponto lamentável" E outras crítica "Eu acho que há muitas formas de fazer huor e essa, para mim decididamente não foi uma delas", "Achei que a brincadeira passou os limites da decência, da ética, da moral e principalmente porque àquela hora a minha filha estava a ver o programa, eu tive que mudar o canal desse programa" e o ricardo "Embora chegue a um público muito alargado e nós prezamos esse fenómeno, não é um programa para crianças e eu acho que toda a gente sabe isso e ficaria muito surpreendido se uma crianças vi-se o nosso programa sem o acompanhamento do adulto (...)"
E mais umas críticas!! E + umas falas do Ricardo, mas se quierem ver melhor vão ao site da RTP e procurem o vídeo. Tenham cuidado com estas coisas gatinhos...
Mas é claro que continuam a ser os melhores claro. Bjs a todos

Sem comentários: